Educação Popular e cultura dos territórios; Afirmação da Cultura Afro-brasileira; Acesso às políticas culturais – (Caravana P – Contando, Cantando e Encantando)

  • Tipo da Atividade:  Formação
  • Data: 31/08/2024
  • Participantes: 56
  • Parceiros: AFODESMO, Ponto de Cultura Coletivo Mão na Terra
  • Local: Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste – SC

A ação aconteceu em São Miguel do Oeste, no Extremo-oeste catarinense, no dia 31 de agosto, em espaço cedido pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

O público alvo consistia de trabalhadores da cultura e cultura de periferia, gestores de cultura e conselheiros municipais.

Foram ofertadas três oficinas de formação:

Acesso às políticas culturais: Clodoaldo Calai falou sobre as políticas culturais, acesso, investimentos, leis, questões básicas para que o público se compreendesse dentro do processo das políticas públicas destinadas a cultura: como acessar? Como fazer? O que dizem as leis?

Afirmação da Cultura Afro-brasileira: Luiz Fernando da Luz pontuou em sua oficina a afirmação da cultura afro-brasileira, trazendo um histórico da escravidão no Brasil, a opressão e todo racismo enfrentado por essa população e como isso se refletiu na marginalização da cultura popular preta.

Educação Popular e cultura dos territórios: Maria Helena Mosquem trouxe na oficina sobre Educação popular e cultura dos territórios, um histórico da educação popular, mas especialmente, trabalhou a partir da realidade dos/as que estavam na oficina, utilizando materiais didáticos para que todos/as escrevessem em folhas e partilhassem suas escritas, dialogassem uns com os/as outros/as. Nessa troca, vários livros foram partilhados em PDF para quem quisesse seguir com as leituras posteriormente.
As oficinas aconteceram concomitantemente, com cada participante escolhendo a temática com a qual mais se identificasse, ao final do processo foi realizado um momento de coletivização dos aprendizados para o grande grupo, para que todos tivessem acesso a um resumo geral de cada oficina.

Após esse momento, houve breves discussões e resolução de dúvidas que culminaram na condução de um processo de mobilização junto aos participantes.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.